Para quê serve um dramaturgo?

19:00 Johnny Kagyn 0 Comments



Segundo Aristóteles dramaturgia é a arte de estruturar os atos humanos logicamente, visando despertar intensas paixões ou uma condição de extremo encantamento, êxtase.

Para nos aprofundamos sobre a definição de Aristóteles vamos dar uma olhada na etimologia de alguns termos importantes para definir qual a serventia de um dramaturgo:

DRAMA – do Grego drama, “ação, feito” (especialmente relativo a algum grande feito, fosse positivo ou negativo), de dran, “fazer, realizar, representar”;

DRAMATURGO – do Grego dramatourgόs, composto por dramatos (relativo à drama) e ergon, literalmente “trabalho”;

PEÇA – do Francês antigo pièce, do Frâncico pettia, “medida, porção, parte”;

TEATRO – do Latim theatrum, do Grego theatron, literalmente “lugar para olhar”;

CINEMA – do Grego kinema, “movimento”, de kinein, “mexer, deslocar, movimentar”;

PAIXÃO – do Grego pathe, “sentir”;

ÊXTASE – do Grego ekstasis, “estar fora de si”. Estado causado uma emoção forte, em que o indivíduo se sente transportado para fora de si próprio, elevado a realidades que ultrapassam o sensível;

EXPECTADOR - do latim spectator, “aquele que assiste”.

Modernizando a definição dado por Aristóteles, de forma livre, poderíamos dizer que:

Dramaturgia é a arte de transformar um drama (ação, feito) humano em peça (porção, parte), a ser exposta “em movimento” em um “lugar para olhar” (teatro, cinema, TV, internet), visando despertar sentimentos e/ou reflexões naquele que assiste.

Logicamente o dramaturgo é aquele que cria a dramaturgia, conforme a definição de Aristóteles ou conforme nossa livre adaptação, e desta forma podemos começar a responder à pergunta inicial: Para quê serve um dramaturgo?

1) Serve para transformar um drama em peça.
Observe que não se afirma que o dramaturgo serve para criar um drama, ou criar uma peça. O ato de criação é função do autor. Normalmente o dramaturgo é também o autor, porém esta não é uma condição necessária. Quando, por exemplo, o dramaturgo adapta uma obra literária não é ele o autor, ele apenas transforma em peça dramatúrgica o drama original fornecido pela obra literária.
2) Serve para identificar o drama.
Voltando ao exemplo da adaptação de uma obra literária, o dramaturgo não pode simplesmente transpor a narrativa literária, ele deve primeiro identificar quais são os dramas desenvolvidos por aquela narrativa.

            3) Serve para transformar uma idéia em drama e este drama em peça.
Como já dito o dramaturgo pode ser também o autor, e para tanto a idéia contida na peça deve ser dele. Entretanto, diferentemente da adaptação e da autoria, o dramaturgo pode também trabalhar sob um objetivo, ou idéia original, que lhe é dado por terceiros. Como exemplos temos os trabalhos publicitários, onde o objetivo é dado pelo cliente (o fabricante, a agência, o criativo…) e partindo do que é dado o dramaturgo cria o drama e concebe a peça.

            4) Serve para orientar, ou corrigir, peças não necessariamente dramáticas (um show musical, um programa de auditório, uma palestra…) que necessitem de uma estruturação dramatúrgica.
A estrutura dramatúrgica permite que se desenvolva inicio, meio e fim de forma a manter a empatia daqueles que assistem, evitando o eventual desinteresse ou  desgaste prematuro da apresentação.

O dramaturgo é um profissional técnico, é aquele que conhece as técnicas dramatúrgicas e através delas atinge determinado fim. A confusão, que é corrente, entre autor e dramaturgo acaba por esconder as reais funções deste profissional e também por desqualificá-lo. Quando consideramos que um autor (de teatro, cinema, TV), sem conhecimentos técnicos de dramaturgia, é um dramaturgo ou roteirista (o qual deve ter as mesmas qualificações do dramaturgo e mais algumas tangentes a aspectos audiovisuais) nós estamos vulgarizando os termos e desqualificando as respectivas profissões. Um cozinheiro, sem conhecimento técnico de ingredientes, utensílios e etc. pode sim fazer bons pratos, mas não poderá ser chamado de Chef, o mesmo deve ocorrer com autores e Dramaturgos/Roteiristas. Só desta forma as utilidades de um dramaturgo passarão a ser mais utilizadas e compreendidas.

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